Hospital Amigo da Criança


Mãe, fique tranquila!
Somos Hospital Amigo da Criança

 

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada, em 1990, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Unicef para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Em 1998, a Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto recebeu o título “Hospital Amigo da Criança”, tornando-se o 3º hospital a conquistá-lo no estado de Minas Gerais. O objetivo da IHAC é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para alcançar esta meta, foram estabelecidos os: 
DEZ PASSOS PARA O SUCESSO DO ALEITAMENTO MATERNO


1. Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe de cuidados de saúde.
2. Treinar toda a equipe de cuidados, capacitando-a para implementar essa norma.
3. Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo da amamentação.
4. Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o nascimento, durante trinta minutos.
5. Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.
6. Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação médica.
7. Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.
8. Encorajar o aleitamento sobre livre demanda.
9. Não dar bicos artificiais ou chupetas às crianças amamentadas ao seio.
10.Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar ou ambulatório.
 

Sala de Apoio à Amamentação

Colaboradora da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto, agora é possível manter seu filho recebendo o leite materno, mesmo depois da volta ao trabalho.

O Banco de Leite Humano (BLH) da Santa Casa oferece uma SALA DE APOIO À AMAMENTAÇÃO a todas as colaboradoras que estão amamentando. Neste local, a mãe pode retirar e armazenar, com segurança, o seu leite enquanto está trabalhando.

 

Entre em contato com o Banco de Leite Humano da SCMOP

(31) 3551-1133 - Ramal 210

 


Voltar ao topo