Histórico

A fundação da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto, localizada em Ouro Preto, Minas Gerais, ocorreu em 1735. A Santa Casa foi o primeiro hospital a ser construído em terras mineiras e, ainda hoje, é o único da cidade.

Em 1794, o Hospital ocupava um imóvel na Praça Tiradentes, ao lado da capela original de Sant´Ana e estava sob a direção do provedor Exmo. Ilmo. Sr.Visconde de Barbacena, na época, governador da capitania.

Em 1894, a Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto mudou-se para o Palácio dos Bispos, situado na Rua Nova da Paz, em Ouro Preto. Em 1885, a Instituição passou a ocupar a histórica Chácara do Xavier, que pertencia ao governo provincial, situada na Rua Padre Rolim, onde permaneceu por mais de 100 anos.

No final do ano de 2000, o Hospital mudou-se para uma nova construção, localizada na Rua José Moringa, nº 620, no bairro Bauxita, onde permanece até os dias de hoje.

A Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto é uma Instituição privada e filantrópica, oferecendo 60% dos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A administração do Hospital é feita pela Mesa Provedora que é composta por integrantes da Irmandade de Sant' Ana, que é a mantenedora da Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto. Os membros da Mesa Provedora são eleitos pela Irmandade.

O Hospital é o único da região a ter uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), responsável pelo aumento expressivo de pessoas que recebem assistência à saúde na microrregião (Mariana, Ouro Preto e Itabirito).


 

Voltar ao topo