Classificação de risco

A implantação do acolhimento com Classificação de Risco na Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto (SCMOP) tem o objetivo de ordenar o atendimento de Urgência e Emergência de acordo com o estado de saúde do paciente e não pela ordem de chegada.

 

ENTENDA A CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

Classificação de Risco: Instrumento de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com suas queixas, agravos à saúde ou nível de sofrimento. Durante a classificação, um enfermeiro capacitado realiza uma avaliação, baseada no Protocolo de Manchester, para definir a prioridade de atendimento do paciente.

 

CORES NA CLASSIFICAÇÃO

Após a classificação, o paciente receberá uma pulseira de identificação que define a prioridade do atendimento através das cores:

Observação: o paciente eletivos são aqueles que procuram serviço de pronto atendimento e não apresentam quadro clínico de urgência e emergência (ex: retirada de gesso, retirada de ponto, solicitação de guias, curativos eletivos, medicações de rotina, etc.)

IMPORTANTE
O tempo de espera é estimado. Se o paciente esperar o tempo previsto e não for atendido, ele será reavaliado pela enfermagem.


Voltar ao topo